segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Caesarea

Eu tinha dois possiveis planos para hoje: ou descansar, ou ir para Caesarea. Como pensei que eu fosse me entediar se nao saisse de Tel-Aviv, viajei.

Foi bacana. Exceto pelo fato de que levei 30min do albergue a estacao de onibus, esperei por 30min o onibus para Hadera, fiquei 1h ate chegar a Hadera, esperei por mais 3h30 o onibus para Caesarea e entao demorou mais 1h para chegar la. Sim, no total demorei MUITO tempo, nem quero fazer a soma.

Valeu a pena, de qualquer forma. Caesarea e uma cidade repleta de historia. Foi um importante porto fenicio, depois se transformou na cidade de Herodes nomeada "Caesarea" em homenagem a Roma, foi conquistada pelos bizantinos, pelos cruzados, pelos arabes, pelos mamelucos e, finalmente, pelos otomanos. Por todos os lados e possivel encontrar ruinas destes antigos imperios -- adoro essa sensacao de estar dentro da historia em diversas epocas simultaneamente.

Dentre as ruinas, nenhuma era mais impressionante que os gigantes aquedutos romanos na beirada do azul Mediterraneo. Incrivel! Esta vai ser a imagem que guardarei de Caesarea na minha memoria (enquanto ela nao me falhar...).

Tambem ha em Caesarea um teatro, um hipodromo, um porto em ruinas, colunas antigas... O unico problema e que depois de conhecer o Forum Romano no comeco da viagem fica meio desleal eu querer comparar qualquer ruina dos romanos aqui em Israel.

Bom, acho que e isso. Queria colocar as fotos, mas estou no computador sem USB. Prometo tentar amanha cedo, antes de ir para o aeroporto. Agora vou tomar um bom banho -- estou estressadissimo porque alguem roubou o meu shampoo ontem e tive que comprar outro!

Nos vemos amanha no ultimo post!

3 comentários:

Gabriel Toueg disse...

Estou tentando te ligar sem sucesso, cara. Toca, toca, e voce nao atende... Da um toque. Estou no celular. Abs.

Gabriella de Lucca disse...

Nem acredito que logo logo vou te ver!

=D

Boo!? disse...

Boa viagem amanhã! Espero que consiga descansar bastante no avião!