segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fim

OK, estou com o coracao na mao.

Ontem, depois de postar aqui, encontrei o Gabriel. Jantamos, conversamos e fomos a um hotel, porque ele precisava dar uma entrevista para um estudante brasileiro de jornalismo que esta fazendo um documentario sobre a percepcao do conflito arabe-isralense na midia. Em seguida, cerveja.

Voltei a pe para o albergue dando as ultimas olhadelas para a praia de Tel-Aviv. Nao quis dar um clima de despedida a cena, como eu nao dei a Jerusalem e a nenhum outro lugar em que estive. Talvez porque eu tenha a nitida impressao de que vou voltar para ca -- nao sei se em breve, mas algum dia.

Pois e. A viagem acabou. Depois de mais de seis meses de preparacao, de muitos livros devorados, de pensar e pensar e pensar a respeito, de conversar com um montao de pessoas -- depois de tudo isso, tive esses 35 dias por aqui, e entao cito Hamlet: o resto e silencio.

Sera?

Do dia 14/7 a 10/8 (periodo em que monitorei o blog pelo Google Analytics) tive 1095 visitas aqui. Pessoas do Brasil, Italia, Israel, Marocos, EUA, Canada, Tailandia, China, Franca, Reino Unido, Emirados Arabes, Japao, Iraque, Jordania, Portugal, Holanda e Alemanha deram uma olhada no que escrevi.

Os numeros podem nao ser grande coisa, comparados a grandes blogs. Mas ja me deixa imensamente feliz, e quero agradecer a todos pelo carinho. Nos dias dificeis me fez muito bem ver os comentarios de voces.

Nao quero avaliar a experiencia da viagem com hiperboles e superlativos. A maior? A melhor? A mais completa? Insuperavel? Nao gosto de usar essas palavras-limite. O que sei e que foi incrivel e que deixou um gostinho muito bom. Tenho certeza de que vou desligar o computador daqui a cinco minutos, embarcar nesse aviao e, quando chegar ao Brasil, chegarei uma pessoa nova.

E na memoria vao ficar por muito tempo os bons momentos -- encontrar a Ingrid na estacao Termini de trem, em Roma; um por-do-sol em Jerusalem, com a Delphine, a Ana e a Eli; cafe turco nas margens do Rio Jordao com o Yuval e seus amigos; e Tel-Aviv nas minhas tres paradas aqui, essa cidade-labirinto; o vinho branco no terraco do hotel do Cairo vendo as Piramides com a familia Myler; tremer enquanto esperava o sol nascer no Monte Sinai; ver o John tocar as musicas que compos no violao, em Eilat; assistir ao Indiana Jones em Petra com o casal Australiano; reencontrar a Delphine e andar descalcos na areia da praia; visitar a Cisjordania com os voluntarios; ler Tolkien no telhado do Convento das Irmas de Siao; o cafe da manha no convento, sempre igual, torrada e sucrilhos; andar de moto com o Gabriel nas ruas de Tel-Aviv; sentir o vento do Mediterraneo nas muralhas de Akko com o Joe; visitar Caesarea sozinho; uma ultima cerveja em Tel-Aviv e um ultimo por-do-sol na Terra Sagrada... e... e...

Por-do-sol em Tel-Aviv

Suspiro.

Ja estou com saudades.

8 comentários:

Unknown disse...

Te acompanhar pelo blog foi muito bom por poder, compartilhar suas experiências, conhecer um pouco sobre cada um dos locais por onde você passou, mas principalmente ter a sensação que você estava proximo. Isto ajudou a suportar a saudade.
Mas agora faltam poucas horas para você chegar e poder te dar um forte abraço e ouvir detalhes que tenho certeza você tera para nos contar.
Só de ler este seu ultimo post, senti aquela sensação de ansiedade no maxilar.
Renato

Fernando disse...

A foto deste post sintetiza muito bem a palavra saudades! Foi muito legal acompanhar suas experiências rumo ao exótico (pelo menos para mim) que é o Oriente Médio. Espero poder conversar com você para saber mais impressões sobre a aventura.

Abraços!

Mari Desimone disse...

volta logooooooooooooooo macaquinhooo

Boo!? disse...

Excelente post de encerramento. NJos vemos em breve, né? =)

Camilinha disse...

No dia que você ligou eu mandei uma mensagem no seu celular, não tinha certeza se vc estava com ele mas resolvi arriscar, você estava?
É hoje que você volta, né? Quarta? Que horas?
Estou com saudades, não deixe de me avisar do seu retorno, hein?
Para variar estou desatualizada no seu blog, droga ><
Te amo =)

Viajantedemundos disse...

Nossa, a Gabi só me contou do seu blog ontem, nem soube que você tinha ido viajar... agora terei de ler todos os arquivos em atraso.

Boa vinda pro Brasil!

Aqui é a Brasil do 2o JoA.

Anônimo disse...

parabéns, di
você conseguiu =)

Unknown disse...

Caro Amigo,
Parabens por seu site - estou em Jerusalem e ele tem muito me ajudado para compreender tudo isso.\
Abraco,\
Bernardo.