domingo, 10 de agosto de 2008

Ultimos dias

Sexta-feira
Bom, faz tempo que nao escrevo bastante aqui. Mas imaginem so que os ultimos dias nao tem sido muito produtivos -- ainda bem!

Na sexta-feira nao fiz nada de excepcional. Fui a praia, almocei, li e tive a ideia idiota de ir ao cinema. Pensei que, uma vez no Dizengof Center (shopping center enorme na Dizengof Street), eu nao perceberia a tristeza do shabbath -- mas me enganei.

Depois que comprei o ingresso, todas as lojas fecharam, os caffes recolheram suas cadeiras e fiquei 3h sozinho no shopping esperando o filme comecar, sentado em uma cadeira do Mc Donnald's (a unica que nao tinha sido recolhida, porque esta pregada no chao). No comeco pensei que iria surtar e me atirar da janela, mas a janela estava selada por causa do ar condicionado e eu passei meu tempo lendo o ultimo livro que comprei -- The Adventures of Alice in Wonderland (Lewis Carrol).

Sabado
O sabado foi mais bacana. Nadei na praia aqui de Jaffa a manha inteira, tomei sol e depois comprei paes arabes e homus e almocei no telhado do albergue. Em seguida, encontrei o Eugenio -- italiano de 24 anos, assistente de fotografo, tem um sotaque engracado e nunca encontra as palavras que quer usar, em ingles.

O Eugenio foi meu amigo numero 30 durante a viagem, se nao estou enganado. Quase um por dia. Nao vou nem dissertar aqui sobre o efeito que essas amizades relampagos tem em mim...

Enfim. Fomos ao cinema assistir a um filme italiano (Caos Calmo) muito bacana e, depois, o Eugenio seguiu seu caminho para Haifa e eu encontrei a Helen -- voluntaria irlandesa, 29 anos, havia conhecido ela em Jerusalem por meio dos outros voluntarios.

A Helen e muito bacana. Jantamos juntos em um pub (ja me disseram que isso e pouco criativo, em se tratando de uma irlandesa) e tive uma das poucas boas refeicoes da viagem. Ela esta ansiosa porque amanha de madrugada vai voltar para a Irlanda e tem medo dos checkpoints nos aeroportos -- ja disse aqui que a Delphine teve que tirar a roupa quando estava indo para a Franca, ne?

Domingo
Hoje, enquanto a Helen passava o dia fazendo compras e recebendo uma boa massagem relaxante no seu hotel, fui conhecer Haifa, cidade ao norte -- 1h de trem, a partir de Tel-Aviv.

Adorei. Cidadezinha bastante elegante e agradavel. E tem o que falta em Tel-Aviv -- paisagem. Haifa foi construida nas marges do Mediterraneo, na lindissima Baia de Acre (do outro lado da baia e possivel ver Akko, cidade dos posts anteriores) e nas montanhas de Carmel.

Nao importa onde voce esta em Haifa, as chances de voce conseguir enxergar o Mediterraneo sao grandes. E sempre sopra aquele ventinho gostoso do mar que, em Tel-Aviv, e barrado pelos predios construidos sem planejamento no comeco do seculo passado.

Ha um ditado israelense que diz algo como "Tel-Aviv brinca, Jerusalem reza e Haifa trabalha". Nisso, acho que a cidade pode ser comparada a Sao Paulo. Mas talvez so nisso.

Como eu nao estava com pressa de nada, resolvi fazer tudo a pe, apesar dos conselhos de tomar taxis e onibus. A primeira caminhada foi ate a entrada dos Jardins Bahai -- um santuario da crenca Bahai, surgida no sec. 19 no Ira a partir do islamismo. Sao 18 terracos maravilhosos, uma especie de Jardins Suspensos da Babilonia.

O santuario localizado no meio do jardim e o segundo local mais sagrado para os bahais, o primeiro sendo uma casa em Akko que eu infelizmente nao visitei.

Nos jardins, estao plantadas cuidadosamente diversas plantas, das quais so consegui reconhecer os flamboyants (que nao estavao floridos, uma pena!), as primaveras, os hibiscos e os ciprestes. As cores predominantes eram o verde, o branco, o vermelho e o roxo. Bonito pra caramba.

Nos Jardins Bahai, a palavra "shalom" (paz), tanto usada em hebraico, faz todo o sentido. O lugar e vazio e silencioso, bastante propicio para sentar-se e pensar na vida. Silenciosos tambem eram os jardineiros negros -- imigrantes etiopes?

Carmelitas
No topo do Monte Carmel esta o monasterio de Stella Maris, a sede da ordem dos Carmelitas -- cristaos que viviam como eremitas nas montanhas em que, segundo a Biblia, o profeta Elias venceu os sacerdotes de Baal.

O monasterio e pouco impressionante, mas a vista e incrivel. Aproveitei para almocar em um bom restaurante enquanto olhava para as aguas azuis lambendo a praia de Bat Galim ("filha das ondas", em hebraico).

Perspectiva
Amanha e meu ultimo dia em Israel. Vou deixar as ultimas conclusoes a respeito da viagem para a manhazinha de terca-feira, antes de pegar o aviao. Agora so quero encontrar a Helen para um ultimo cafe e andar na praia a noite, sentindo a brisa gostosa bater no meu rosto.

2 comentários:

Teresa Van Acker disse...

Que legal que vc. foi a Haifa. Eu estava torcendo para você ir e depois me contar mais sobre essa seita que eu desconhecia até a semana passada!!!!!
E essa cidade pareceu-me bem original nesse contexto todo!!!

Boo!? disse...

Vc chegou a aprender alguma coisa sobre a Fé Bahá'í quando visitou os jardins? Depois me conta. Abraços, curta o dia amanhã e a gente se vê essa semana, espero =)