terça-feira, 15 de julho de 2008

As garotas espanholas

Hoje encontramos Ana, 26, e Elisenda, 27. Elas irao com a Delphine para a Galileia, fazer trabalhos voluntarios. Nos mostramos a elas a cidade, porque elas tinham acabado de chegar -- foi engracado dar direcoes, como se fossemos jerosolimitas, e nao turistas.

Ana fala catalao e Eli fala espanhol. Curiosamente, elas nao sabiam que o portugues e parecido com suas linguas maternas -- e incrivel como as pessoas podem ser ignorantes a respeito do seu pais (no sentido de ignorar). As duas sao professoras e espanhol e ensinam criancas.

Fomos juntos ao monte das oliveiras assistir ao por-do-sol. Sentamos na mesma tumba em que haviamos sentado ontem. Foi incrivel. Enquanto o sol se punha, podiamos ouvir os cantos dos muculmanos chamando os fieis para uma das cinco oracoes diarias. Uma revoada de corvos passou por nos, como um agouro.

E maravilhoso poder dividir momentos como este com outras pessoas. Se eu estivesse sozinho, nem teria ido ate la. A viagem tem sido muito boa para mim, para que eu comece a dar valor a pequenas coisas, como uma conversa trivial com um bom amigo.

E esta sendo uma grande licao ter que lidar comigo mesmo, sem subterfugios -- quero dizer, sem me esconder atras de trivialidades ou de rotinas ou de distracoes. So eu e uma cidade desconhecida e nao tao amigavel quanto era Roma. A noite, minha garganta doi, de tanta tristeza.

Amanha colocarei um video do por-do-sol. Sinto muitissimo, mas ja estao me expulsando da internet (sao 22h, agora).

Eu, Ana, Eli e Delphine na nossa tumba predileta, no cemiterio judeu

Revoada de corvos

4 comentários:

Carol Nomura disse...

Diogo!! Muito legal o seu diário de bordo!
Você não encontrou o Yuval?
Bjs
Carol

Teresa Van Acker disse...

Maravilha de aventura!!!

Parabéns pela coragem!!!

bjs

Teresa

André disse...

Ignore os corvos da tempestade!

saudades,
André

Tisf disse...

Viagens assim são ótimas para conhecermos nós mesmos!
E você comentou de como as pessoas podem ser ignorantes sobre nosso país, conta aí alguma coisa que elas não sabiam :p