terça-feira, 22 de julho de 2008

Jaffa
Ontem no entardecer fiz um passeio pela cidade de Jaffa -- que foi engolida por Tel-Aviv. E um local bastante agradavel, e o unico do complexo Tel-Aviv/Jaffa que tem alguma historia e algumas lendas. Napoleao passou por aqui, por exemplo, e ha diversas estatuas dele pela cidade apontando locais de interesse historico.

A cidade me lembrou bastante Jerusalem. Exceto pelo fato de que as ruas, aqui, estao sempre vazias, o que jamais acontece la. Outra coisa em comum sao os gatos de rua infestando os becos sem saida -- comeco a sentir falta deles rocando a minha perna, pedindo por comida, conforme eu andava pelo Cardo ou pelas ruas do bairro muculmano. Jerusalem e fantastico.

Tao fantastico que estou cansado de Tel-Aviv e daqui a meia hora parto daqui. Estou sozinho demais para me divertir indo a praia ou a bares ou o que quer que seja. Acho que vou estar mais feliz diante de maravilhas da natureza e da historia -- como deve ser o caso de Petra, na Jordania, meu proximo destino (antes, vou passar em Eilat, a ultima cidade ao sul).

Oui
Eu devo ter sido frances em outra encarnacao. E a unica explicacao para eu so conseguir fazer amizade com franceses, nesta viagem. Primeiro foi a Delphine, depois o Eric, e agora os primos Pierre, 20, e Louis, 22 (completados hoje!).

Os dois estudam Direito em Paris, mas em diferentes universidades. Sao um pouco junkies -- o Louis diz que nao -- e eu acho que, se estivessemos em uma situacao cotidiana, nunca teriamos conversado como amigos. Mas conversamos das 19h as 22h30, sentados no terraco do albergue, olhando para o mediterraneo e para os poucos predios de Tel-Aviv. Pierre nao gosta de cidades grandes, enquanto eu, alem de gostar, acho que Tel-Aviv de grande so tem a auto-estima.

O Pierre esta com um lenco amarrado no pescoco e tem o cabelo baguncado. Ja o Louis esta ficando careca, tem um jeito cansado de falar e me lembra o Crock, amigo de infancia do meu irmao. Gostei deles.

Os dois votaram no Sarkozy mas estao decepcionados com o resultado do governo. Acham que 68 foi mais bagunca que politica. Pierre tem medo de cobras e Louis, de tubaroes. Vieram para Israel para ver a pluralidade religiosa e como ela se resolve em conflito.

E engracado como os dois tem opinioes parecidas, agindo sempre numa especie de conformidade. Acho que vou sempre me lembrar deles como "os primos Pierre e Louis", mas jamais como duas pessoas distintas -- talvez porque tudo que eu va ter deles para o resto da minha vida va ser a lembranca de um fim de dia bebendo Maccabee no terraco do Old Jaffa Hostel.


Napoleao Bonaparte aponta o caminho

Gato andando sozinho em Jaffa

Em uma destas pedras Andromeda foi acorrentada, segundo a mitologia grega

Porto de Jaffa

Nenhum comentário: