quarta-feira, 16 de julho de 2008

Rapidinhas

Tenho anotado muitas coisas no meu caderninho. Quero escrever aqui, pro caso de eu vir a perde-lo.

Cemiterio judeu
E incrivelment arido, cinza, vazio, grande e quente. Tem vista para a cidade antiga, principalmente para o por-do-sol. Ha uma tumba um pouco antes do Dominus Flevit (onde Jesus chorou pela futura destruicao da cidade) em que e possivel subir para ter uma vista panoramica bacana. Yuval me explicou que o cemiterio e usado desde os tempos antigos e, hoje, e muito caro ter uma sepultura la.

Tumbas
As tumbas mais antigas sao as de Zacarias e Absalao. Andando pelo muro a partir do portao de Lion em direcao ao portao de Dung, e possivel ve-los. Eles aparecem de repente, incrustados nas montanhas como joias gigantes de reis antigos.

Calor
O calor nao parece incomodar os religiosos judeus, muculmanos ou cristaos. Nada parece ser motivo para que nao vistam suas roupas tradicionais -- que servem como um elemento de distincao entre eles, alem de ser um simbolo de fe.

Religiao
A religiao nao parece ser realmente um problema, aqui. A cidade mescla diferentes religioes e, tambem, diferentes seitas dentro destas religioes -- a tolerancia e essencial para o bom convivio e para a manutencao de um minimo de paz. Apesar dos bairros serem bem divididos (o cristao, o muculmano, o armenio e o muculmano), voce encontra pessoas de todas as religioes em todas as ruas. Essa e a minha impressao aqui, em Jerusalem, mas o Yuval explicou que e so aparencia e que as coisas podem ficar realmente tensas, dependendo da situacao.

Prazeres triviais
Estou descobrindo quao gostoso e simplesmente sentar no portao de Jaffa e tomar um bom cafe da manha lendo o jornal local, enquanto digo as criancas que nao quero comprar nada -- elas parecem negociantes natos e agem como adultos. No portao de Lion, uma crianca estendeu a mao para mim com um sorriso enorme e disse "give me some money", e os olhos dela brilhavam como se ela associasse imediatamente turistas com dinheiro.

Turistas

Os turistas aqui tem um perfil diferente dos de Roma. Ninguem esta muito interessado em conversar, talvez porque grande parte tenha vindo em casal. E muito triste, porque as pessoas entram no quarto do albergue e nao dizem "oi" uma as outras.

Gato preto
Ha um gato preto no Cardo. Ele vem rocar na minha perna e adoro sentir o pelo quente dele, aquecido pelo sol do Oriente Medio.

Jaffa Road

Hoje andamos pela Jaffa Road, do restaurante ate a cidade antiga. Vimos o local do atentado terrorista de 2/7/8, quando eu realmente pensei que talvez fosse uma boa ideia nao fazer a viagem (foi quando um palestino atropelou alguns pedestres com um trator). Me senti dentro da noticia, de verdade -- sem o distanciamento com que costumamos ver as noticias internacionais. Quer dizer, poderia ter acontecido comigo.

2 comentários:

Tisf disse...

O sol do Oriente Médio é o mesmo que o daqui! LOL

Boo!? disse...

"All I'm asking you is to do what Jesus Christ would do"

você devia ter respondido "I'm homeless! I can't! I need it!"