domingo, 27 de julho de 2008

Refil

A Tereza estava certissima. A vida nos devolve constantemente o que perdemos, mesmo que seja em outra moeda. Ontem no internet caffe conheci o John, 22, do Quebec (Canada) e tivemos uma noite muito bacana, juntos.

Por acaso, ele estava no mesmo albergue que eu. Jantamos, conversamos e ele tocou violao ate as 24h -- eu nao dormia desde as 6h do dia anterior, mas nao queria desperdicar a companhia de uma pessoa tao especial.

O John estuda geografia e esta ha 4 meses em Israel viajando e trabalhando em kibutzim. Me deixou muito feliz, quando falou sobre como entende sua propria solidao -- ele a descreveu como eu descreveria a minha. Quis me tranquilizar e disse que o primeiro mes e sempre o pior e que voce acaba se acostumando, mas eu percebi que ele ainda nao se acostumou, no final das contas. Disse que, antes de me encontrar, estava pensando em como seria ruim passar a noite de ontem sozinho.

Antes de vir para Israel, me contou, era a favor dos israelenses e contra os palestinos, numa visao bastante maniqueista. Hoje, porem, ve o conflito em mais camadas e tem muitas criticas ao governo e ao povo israelense. "Os italianos nao pensam que sao romanos, porque os judeus acham que estao continuando a historia de dois mil anos atras?", reclamou.

Enquanto tocava violao, fiquei pensando na quantidade de pessoas bacanas e diferente que ja conheci. De repente, ficou muito obvia a importancia desta viagem para o meu crescimento. Mas eu ainda acho que so vou ter nocao da dimensao da mudanca interior quando voltar para o Brasil, para os bracos da rotina -- a rotina parece tao maravilhosa, vista de longe...

A viagem do John, assim como a minha, tem muito de auto-conhecimento e desafio pessoal. Talvez por isso eu tenha me identificado tanto com ele. Estar consigo tem sido um desafio muito mais grave que atravessar fronteiras e enfrentar culturas distintas das nossas.

Mas temos vencido.

Daqui a pouco, o John vai para o kibutz e eu vou para Petra (Jordania). "It's a neverending goodbye", ele definiu acertadamente. Bom, "goodbye", John, espero que voce e eu facamos uma boa viagem.

2 comentários:

Clare disse...

Espero que mesmo com toda essa solidão vc tenha conseguido aproveitar ao máximo tudo o que viu e viveu até agora. Cuide-se ;*

Unknown disse...

As nossas experincias também são a observação, entendimento e comparação das experiências dos outros. Sempre tem alguma coisa, melhor, mas também pior.