domingo, 27 de julho de 2008

Jordania

A Clarissa perguntou, no post anterior, se a solidao tem prejudicado a minha experiencia. Acho que nao. Pelo contrario, ate. Numa experiencia como esta que estou tendo, acho que estamos sujeitos a muitas sensacoes e sentimentos que vem e vao, e nos ultimos dias acho que tenho encarado bem a coisa toda.

No final da equacao, e bastante obvio para mim que essa esta sendo uma das experiencias mais importantes da minha vida, ate agora.

Bom, estou na Jordania, no momento. Especificamente, em Wadi Musa, uma cidadezinha proxima da fronteira com Israel. A geografia e maravilhosa e repleta de montanhas, e tudo e pequeno e pacato, sem deixar de ter vida, porem. Uma das cidades mais agradaveis por que passei ate agora.

Estou hospedado no Valentine's Inn, um lugar mega bacana em que paguei por um quarto com cama de casal e banheiro so para mim. Me custou JD 28 pelos dois dias, incluindo o jantar, o que deve significar uns R$ 60. La, conheci um casal australiano muito simpatico de Melborne. Mas esqueci o nome deles, entao vou deixar para fazer o perfil no proximo post.

Tudo parece OK, lendo o post, mas eu tive bastantes problemas ate chegar aqui, apesar de, pela primeira vez na viagem, nao ter ficado aflito com isso.

Quando cruzei a fronteira de Israel com a Jordania eu ja senti que a coisa ia ser complicada. Para variar, tudo arido e vazio demais. Entao, taxistas malandros querendo te engambelar, ate que finalmente me juntei a uma familia alema-polonesa e rachamos um taxi ate Aqaba.

Assustador. Aqaba dever ser a cidade menos atrativa da minha viagem. Fica na costa do mar vermelho, mas nao ha absolutamente nada a ser visto ou a ser feito. A cidade e pobre, pequena e feia, e as pessoas nao tiveram a menor boa vontade conosco. Os alemaes-poloneses nao conseguiam encontrar o hotel deles e eu nao achava o ponto de onibus, e todo mundo para quem pediamos informacao tentava nos enganar de alguma maneira.

Por uns bons minutos, pensei "OK, isso nao vai dar certo". Mas 1h30 depois eu encontrei uma lotacao que ia para Ma'an, um pouco ao norte, e logo la estava eu no meio de uma multidao de arabes espremidos -- e so eu falava ingles.

2h depois, cheguei a Ma'an -- uma cidade minuscula e pouco amistosa. Sentei, respirei fundo e me acalmei. Depois, peguei um taxi ate Wadi Musa, o que nao foi tao caro -- algo como R$ 20.

E ca estou eu. Vou relaxar, ler, conversar com o pessoal do albergue -- amiguinhos! -- e amanha passarei a manha e a tarde em Petra. Estou ansioso, porque varias pessoas ja me disseram que e um dos lugares mais bonitos do planeta e mais incriveis tambem. "E melhor que as piramides", para o John, do Quebec (onde estara ele, agora?).

Terca-feira volto para Tel-Aviv. Estou animadao, porque a Delphine me ligou e vamos tentar nos encontrar la na quarta-feira e passar o dia juntos. Que saudades sinto desta que foi uma das melhores companhias da viagem, juntamente com a Ingrid!

5 comentários:

Unknown disse...

Diiiiii , meuuuu não to acreditandoooo , meu pai ligou p sua mae hj e ela comentou q vc tava aii , meuuu q tddd , vc ja passou nos lugares do caçador de pipassss ??? euu amoo esse livrooo !!!! e aiiii como q vc tá !!! meu deve ta iradoooo !! me manda um e-maill me contandoo !!!!
saudadesss !!

BJUS

ká - prima

Unknown disse...

Di a vovó está aqui comigo, manda bjs e encentivos para que vc não desista e siga sua meta .
Tio Sylvio eo Gus mandam abraços, a Re não está.
vc sabe eu continuo maravilhada com esta sua experiencia e torcendo. bjs

Unknown disse...

Hoje fiquei mais feliz ainda pois, você esta demonstrando que esta entendendo e deixando fluir o lado pessoal da viagem. Não as fotos, os lugares diferentes e exoticos, mas a experiencia pessoal e humana.

Unknown disse...

Não trabalhei............... Vou pagar CARO por isso... mas não será nem a 1a e nem a última vez em que terei uma semana de muuuuuuuito trabalho (mais que sempre) como sanção pelos raros momentos em que me dou o direito de fazer o que bem quero na noite de domingo!!

Boa viagem pra vc!

Bjs.

Tisf disse...

Eba!!! Você sabe que pra chegar ao paraíso tem que passar pela consolação e clínicas né? Lembre-se do metrô da linha verde! Você vai ver como Petra vai ser especial!!

Abração!