quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cairo

Estou no Cairo usando a internet mais cara do mundo, no hotel. Sim, eu sei que eu ia pra Petra. Mas mudei de ideia. Uma das vantagens de estar sozinho, a deriva.

Paguei para uma companhia de turismo pela viagem para ca. Volto amanha de madrugada. Decidi fazer isso -- impulsivamente -- porque adorei a ideia de um onibus privado, um hotel, um guia e, acima de tudo, companhia.

Meus companheiros sao a Yasmin, 35, sua mae Christine, 55 e seus filhos Adam, 8, e Izabel, 6. Sao da Inglaterra, de Yorkshire. Adoraveis.

Quando comentei com a Christine que eu sinto falta de conversar, ela sorriu aquele sorriso de matrona inglesa de romance de costumes e disse: "dont worry. We talk".

O caminho pelo Sinai e maravilhoso, mas a paisagem e exaustivamente repetitiva. Primeiro, o caminho serpenteia pelas montanhas (snake way). Depois, as rochas vao amolecendo e, aos poucos, vao se tornando dunas lisas e enrrugadas como lencois marrom-claros.

Fizemos uma parada proximo ao canal de Suez, onde as criancas brincaram com os egipcios locais de atirarem os chinelos uns nos outros -- elas sao maravilhosamente vivas. Depois, continuamos pelo deserto em que nao se ve nada, so as enormes estacoes de eletricidade e seus fios.

Quando chegamos ao Cairo, fomos ao museu egipcio. Fantastico. Vimos os sarcofagos do Tutankamon, alem de muuuuuitos outros itens de egiptologia. O nosso guia e muito culto e nos explicou muitas coisas. Um dos pontos mais altos foi, e claro, ver os babuinos mumuficados -- para quem nao sabe, adoro babuinos.

Em seguinda, fomos a um mercado de coisas de algodao egipcio. E uma pena que eu nao possa comprar nada, porque estou de mochilao. Comprei so uma sunga, para usar aqui na piscina. A Yasmin comprou uma roupa de dancarina do ventre para a pequena Izabel.

A Yasmin, diga-se de passagem, adora nadar. Ja foi salva-vidas e, hoje, da aulas de natacao para criancas. Tambem ja foi gerente de hotel. E uma mulher muito simpatica.

A cidade do Cairo e maravilhosa. Cheia de vida, diferentemente de Tel-Aviv. Enorme, como Sao Paulo, e repleta de pobreza tambem. Estou hospedado no Sofitel, na frente das piramides -- que sao, alias, lindas. Mas as piramides vao ficar para amanha, e eu fico por aqui. As fotos nao sei quando vou conseguir colocar. A internet e um absurdo de cara.

O rio Nilo e enorme e cheio de vida, assim como a cidade. E incrivel ver como as construcoes e as pessoas surgem ao redor da agua -- a dadiva da civilizacao egipcio, como ja se disse tantas vezes.

Vejo voces no proximo post!

4 comentários:

Unknown disse...

só isto!! Assim não dá.

Unknown disse...

Estamos aguardando por mais noticias e fotos.
Força...

Mari Desimone disse...

Dii

que demais essa trip, hein!

beijosss

sonia bercito disse...

Nossa! Não é que você está no egito mesmo! Tanto que você imaginou as pirâmides e o Nilo, hem?
Vovó manda beijos e diz que está com saudades.
Bjs