sexta-feira, 18 de julho de 2008

Infancia israelita

Ontem, na casa do Yuval, eu comentei com ele que eu e Delphine encontramos municao pesada no chao naquela manha, na saida do portao de Jaffa. Disse que era a primeira vez que eu via algo assim numa situacao tao natural -- no lugar em que, a noite, um monte de criancas vem andar de bicicleta, rodopiando de um lado para o outro como mariposas.

Ele riu e me contou que isso e bastante comum, em Israel. Inclusive, ele e seus amigos, quando tinham cerca de 13 anos de idade, costumavam colecionar municao -- tiravam a polvora e guardavam em um pote de filme fotografico e depois guardavam a bala. So de olhar para a foto que tirei, me disse que se trata de um projetil de 5,56mm usado em rifles M16 ou Galil.

E eu que me sentia subversivo por escalar arvores e jogar videogame, quando era pequeno.

Municao para rifles M16 ou Galil, segundo Yuval

2 comentários:

Tisf disse...

Isso deve fazer um belo estrago na pessoa hein? =/

André disse...

É um triste registro da violência constante...

Imagino que nas periferias com nome de planta de Canudos aqui do Brasil não deve ser tão raro achar balas no chão.