segunda-feira, 14 de julho de 2008

Jerusalem II

O cansaco e a crise de solidao de ontem passaram, e hoje Jerusalem se abriu a mim como um misterio revelado. A cidade e maravilhosa, estou impressionado. E de longe o lugar mais incrivel em que eu ja estive.

A Delphine tem sido uma otima companhia. Estou MUITO feliz de ter pego o mesmo sherut que ela. Ela me fala sobre o Marrocos, sobre o trabalho dela la como historiadora -- sobre prostituicao --, sobre o namorado muculmano dela, sobre Paris e sobre a vida. Eu ensino a ela algumas palavras em ingles e ela elogia minha pronuncia.

O engracado e que ela fala um pouco de arabe e eu, um pouco de hebraico. Dependendo da situacao, um ajuda o outro -- hoje eu tive minha primeira conversa em hebraico, no muro das lamentacoes, foi muito bacana (e muito simples, tambem).

Sagrado


Hoje o dia foi bastante dedicado a coisas sagradas. Vimos o Cenaculo (onde aconteceu a ultima ceia), a tumba do Rei David e, entao... o muro das lamentacoes.

O muro e incrivel. Foi emocionante estar la, ver as pedras que sobraram de uma das maravilhas do mundo. Escrevi "eu estou em Israel" em hebraico coloquei numa das fendas. Depois, fomos ao monte do templo e, entao, decidimos sair da cidade velha.

Andamos MUITO ate a tumba da Virgem Maria e, entao, a Basilica de Maria Madalena. Tambem entramos no jardim do Getsemani, onde Jesus costumava orar e onde estava quando foi preso. Depois, contornamos os muros e voltamos ao suq (mercado) para usar a internet. Nos perdemos.

Eu queria dizer MUITO sobre a viagem. Cada instante tem sido fantastico. Jerusalem e uma cidade dificil, mas estonteantemente maravilhosa. Voce nao compra nada sem negociar, e isso nao e exagero -- eles teatralizam o ato da compra a um nivel extraordinario.

Amanha vamos encontrar alguns amigos da Delphine e tentar ir ao Mar Morto -- Jerusalem esta se esgotando, aos poucos. Ou nao.

3 comentários:

Mari Desimone disse...

Ebaaaaaaaaaaaaaaaa!!

É isso aí, DI! Vamos negociar tudoooo que der em Jerusa! Quando vc for ao mercado modelo, em Salvador,, já vai estar treinado! uhauahuahuha, brincadeira!

Agora que já li todos os seus posts, sinto que estou te acompanhando mais! Que bom que vc está curtindo! Aproveite muitoooo que vc merece!

beijos

Boo!? disse...

Espero que você bóie bastante amanhã! =)

Unknown disse...

Em uma viagem como esta, as emoções se confundem em função de muitas coisas, cansaço, preocupação, solidão, saudades, ansiedade, acho normal, só não pode atrapalhar seu entendimento do que esta vendo e sentindo, em cada lugar que estiver pense que não vai voltar e que não pode se arrepender de ter deixado de ficar pelo menos um minuto mais.
Esqueceu seu sobrenome?