quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mar Morto e Masada

Dia atipico. Nada de cidade velha, nada de Jerusalem. Fomos a pe ate a estacao central -- 40min de caminhada -- e pegamos um onibus para Ein Gedi, para ver o Mar Morto.

Tivemos um probleminha e descemos na estacao errada. O que e ruim, quando voce esta no meio do deserto embaixo de um sol escaldante e voce nao ve uma alma penada pra nenhum dos lados que voce olha -- so terra e montanhas.

O lado bom e que acabamos chegando, sem querer, a Masada -- as ruinas de uma cidade antiga localizada em cima de uma montanha, num estilo meio Machu Pichu. Foi la que os ultimos judeus revoltosos lutaram contra os romanos no comeco da era crista e, ao verem que iriam ser derrotados, cometeram um dos maiores suicidios coletivos da historia.

A historia de Masada e longa e cheia de detalhes. Houve, por exemplo, um monasterio bizantino la, porque os monges queriam estar proximos de Deus, etc, etc, etc. Mas isso nao tem tanta importancia, quando voce pode olhar a vista la de cima -- o Mar Morto, as montanhas da Jordania, o deserto... Acho que e a paisagem mais bonita que vi em toda a minha vida (meus longos 20 anos!), sem exagero. E o mais incrivel e que e so paisagem mesmo, nada de construcoes em lugar nenhum.

Nos subimos de bondinho, mas descemos a pe pelo "caminho da cobra". Foi mais de uma hora de caminhada la de cima ate la embaixo. Nossas pernas tremiam de cansaco e nossa agua acabou. Por um momento, fiquei preocupado -- a Delphine e tao branca, e embaixo daquele sol poderia passar mal. Nao havia ninguem para nos socorrer, evidentemente.

Mas deu tudo certo. E mal descansamos e la estavamos nos num onibus qualquer indo finalmente para Ein Gedi, tentar mergulha no Mar Morto. Nao foi a experiencia mais legal da viagem. Alias, foi uma das piores, porque minha alergia de pele ficou bem feia com o sal da agua (e insuportavelmente salgado). Mas pelo menos pude sentir o empuxo e boiar um pouco -- eu nao sei boiar na piscina, entao foi bacana.

A agua do Mar Morto e muito curiosa. Mais densa, mais viscosa. Nao sei muito bem como explicar. Tem um azul diferente, tambem. Deve ter sido muito supreendente para os romanos e para os cruzados, quando chegaram a Palestina, no passado.

Com alguma dificuldade, encontramos o onibus certo para Jerusalem. Foi uma coisa meio Torre de Babel, porque cada grupo falava uma lingua diferente, no caminho. Almocamos/jantamos no Mc Donald's -- comemos bastante, pela primeira vez desde o comeco da viagem.

Hoje a noite talvez eu va ao cinema com o Yuval e a esposa dele. Quanto a Delphine... Acho que nao vamos nos ver tao cedo, apesar de tantas promessas de viajarmos juntos, de recebermos um ao outro em nossos paises, etc -- promessas essas que espero, no entanto, cumprir. No meio do deserto e da solidao, acho que encontrei uma nova amiga.
Eu em Masada

Delphine e eu em Masada

O bondinho subindo pra Masada

A foto mais esperada -- flutuando no Mar Morto

Mc Donald's em hebraico -- nosso almoco/janta de hoje

Um comentário:

Mari Desimone disse...

Caraaaaaaaaca Di, maior aventura hein!!!

Mas ó, num se apóia no Mc, pq vc sabe o que aconteceu comigo quando voltei de Alemanha, né? E olha que por lá eu andava muuuito também!

beijocas